Prefeitura Municipal de Jaguaquara

  


Fique por Dentro

Mais Saúde

A secretária de Saúde, juntamente com a Atenção Básica e USF Taciano de Paula Campos, deslocou a equipe na ultima sexta-feira para prestar assistência médica e de enfermagem bem próximo a comunidade da Assembléia região rural do Km 43. Na oportunidade foram atendidas todas as pessoas que buscaram o cuidado da equipe. E salientamos que uma vez no mês a população desta localidade e adjacências terão a oportunidade de cuidado da saúde bem próximo. Houve um empenho conjunto para que este atendimento tornasse realidade. Agradecemos a todos envolvidos!

Implantação IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Prefeito Juliano recebe visita de Cacá Leão, João Leão e Equipe IFBA para a apresentação do terreno a ser doado pelo município ao Instituto Federal para a construção do Campus.

Mas, o que é o IFBA?

O IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (antigo CEFET), é uma instituição pública federal que oferta cursos técnicos profissionais de nível médio e superiores gratuitos em 25 cidades da Bahia.

Existe algum custo para estudar no IFBA?

Os cursos do IFBA são totalmente gratuitos. O único custo é a taxa de inscrição para a realização do processo seletivo, para os cursos das formas integrada e subsequente.

O que são cursos técnicos integrados, quais os pré-requisitos e como ingressar?

No integrado, o aluno estuda o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo. A duração média é de 4 anos. O candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula. Para ingressar nos cursos você precisa ser aprovado no processo seletivo. Você precisará fazer uma prova objetiva e uma de redação, abordando os conteúdos do Ensino Fundamental.
Obs.: Não há possibilidade de conclusão do Ensino Médio antes da conclusão do Ensino Técnico.

O que são cursos técnicos subsequentes, quais os pré-requisitos e como ingressar?

No subsequente, o aluno estuda somente o curso técnico no IFBA. A duração média é de 2 anos. O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula. Para ingressar nos cursos você precisa ser aprovado no processo seletivo. Você precisará fazer uma prova objetiva e uma de redação, abordando os conteúdos do Ensino Médio.

O que são cursos superiores, quais os pré-requisitos e como ingressar?

São cursos de nível superior (de tecnologia, licenciatura ou bacharelado). O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula. O ingresso nesses cursos é realizado através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), utilizando a nota do Enem.

Preciso ter uma idade mínima para estudar no IFBA?

Não, desde que atenda os requisitos solicitados para cada curso. No caso dos cursos do Proeja (Educação de Jovens e Adultos), são indicados para quem tem a partir de 18 anos, somente tenha cursado o Ensino Fundamental e deseja dar continuidade aos estudos, unindo ensino médio com formação profissional.

Convite

O Prefeito Juliano Martinelli juntamente com o Deputado Federal Cacá Leão e o Vice Governador da Bahia João Leão, agendou com os representantes do Instituto Federal da Bahia uma visita à Jaguaquara para juntos realizarem a escolha da área a ser liberada para a construção do Campus no município. A visita contará com a presença do deputado, vice governador, do representante do consórcio dos prefeitos da Bahia, Ze Cocá e da equipe do IFBA representada pelo Reitor, o Sr. Renato da Anunciação Filho.
Juliano disse estar muito contente com esse investimento. " Serão 15 milhões destinados através do Deputado Cacá Leão para a realização de um grande sonho. Creio que estamos dando início à uma caminhada rumo à Universidade Pública. Tudo isso é fruto do comprometimento de uma equipe que visa a melhoria das condições de vida da população jaguaquarense. Estamos muito contentes mesmo. Esse nosso empenho trará grandes mudanças na vida de nossos jovens. O trabalho continua!"

A visita foi agendada para a próxima sexta-feira dia 02 de março.
Estaremos aguardando toda a equipe para darmos início à concretização de mais um sonho!!

Educação com seriedade

Equipe Administrativa da Prefeitura Municipal de Jaguaquara se reuniu hoje com a Secretária de Educação Sra. Jurema Bonfim. Juntos conversaram sobre diversos assuntos. Dentre eles a implantação do Campus do IF-BA que está sendo discutido na tarde de hoje entre o prefeito Juliano Martinelli, o deputado Cacá Leão juntamente com a equipe IF-BA na co
Cidade de Salvador.
"Será um ganho enorme para nosso município. Fortaleceremos ainda mais nosso processo educativo. Temos certeza que nossos jovens estarão sendo contemplados com um grande ganho." Comenta Jurema.

Agricultura Forte

Secretário de Agricultura se reúne com a Chefe de Governo Sra. Geisa Martinelli para tratar de assuntos referentes à implantação do viveiro de mudas para melhorar as condições ambientais do município. Geisa comenta que não faltará empenho por parte da administração para que o projeto seja executado. O viveiro terá capacidade para 800 mil mudas. As mudas produzidas serão distribuidas para agricultores, unidades escolares e público interessado.

« Anterior 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  [16]  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33  34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44  45  46  47  48  49  50  51  52  53  54  55  56  57  58  59  60  61  62  63  64  65  66  67  68  69  70  71  72  73  74  75 Próximo »

Serviços Online Serviços Transparência Diário Oficial Secretarias Portal do Servidor Acessar Email Nota Fiscal Eletrônica

VÍDEOS

Capacitação da Guarda Municipal Municipal de Jaguaquara

Veja mais
Final do corpo do documento e conteúdo da página
  • Praça J J Seabra, 172, Jaguaquara - BA, 45345-000 | TEL.: (73) 3534-9550
    Desenvolvido por WD VIRTUAL