Prefeitura Municipal de Jaguaquara

  


Fique por Dentro

Vigilância Epidemiológica informa

A Secretaria de Saúde de Jaguaquara juntamente com a Vigilância Epidemiológica informa:

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida por vetores, no caso mosquitos, e que tem alto potencial de disseminação. É causada por um vírus e possui dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. A diferença entre os dois ciclos é o tipo de mosquito transmissor.

Os macacos não transmitem a febre amarela para o homem. Eles nos alertam do perigo! Comunique imediatamente o serviço de saúde mais próximo se você identificar um macaco doente ou morto.

Geralmente, quem contrai o vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Campeonato do CSU

Início do campeonato do CSU trouxe dois grandes jogos na manhã de domingo (02).
No primeiro jogo A equipe do Comercial DM venceu o time da Borracharia do Negão por 2 X 1.
No segundo Jogo o time Sergio Hortifruti empatou com o placar de 1x1 com a equipe da Pizzantti Calçados.Todos os domingos a partir das 08h estaremos esperando por você!!!
Reúna seus amigos e venha torcer com a gente!!!

Saúde

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa muito antiga, também conhecida como “tísica pulmonar”. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas pode acometer ainda os rins, a pele, os ossos e os gânglios.

O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente aspira esses bacilos e pode também adoecer. Sabe-se que o bacilo pode permanecer no ambiente por um período de até 8 horas, ainda mais quando o domicílio não é ventilado e arejado.

O principal sintoma é a tosse. A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos.

Devemos valorizar a tosse, principalmente quando ela dura mais de três semanas.
O diagnóstico é feito pela história de adoecimento da pessoa e também pelo exame clínico. Deverá ser confirmado por exames específicos, como no caso da baciloscopia e a cultura do escarro e também pelo raio-X de tórax. Pode ser que sejam necessários outros exames, como a biópsia, dependendo do órgão afetado.
Existem sim grupos mais vulneráveis.

As pessoas portadoras do HIV, em função da diminuição da defesa do organismo, assim como os diabéticos, os fumantes, as pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas e aquelas privadas de liberdade.

A prevenção é feita através da vacina BCG, recomendada para aplicação no primeiro mês de vida da criança.

Procure a Unidade de Saúde mais próximos de sua casa, pois o tratamento e gratuito e a tuberculose tem cura.

Visita do Técnico da Defesa Civil

O município de Jaguaquara recebeu a visita do Técnico Jorge, da Defesa Civil do Estado da Bahia, com o intuito de elaborar um parecer sobre a situação em que as enxurradas do dia 29 de março de 2017 deixou não só a sede de Jaguaquara como também o Distrito Stela Câmara Dubois.

A inspeção contou com o apoio da Defesa Civil local, representada pela Sra. Adriele Ribeiro ( Coordenadora Executiva) e o Sr. Jilvak Araújo ( Secretário Administrativo). Juntos, se empenharam no dia 03 de março a visitarem todos os locais que foram afetados pelas fortes chuvas, que atingiu um índice pluviométrico de 68 mm, com duração aproximada de 2h.


O relatório será elaborado para angariar recursos para a reconstrução das estruturas que foram danificadas e/ou destruídas!

Essa parceria com os Governos Estadual e Federal é de extrema importância para a o desenvolvimento do município.

Volta às aulas

« Anterior 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  [22]  23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33  34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44  45  46  47  48  49  50  51  52  53  54  55  56 Próximo »

Serviços Online Serviços Transparência Diário Oficial Secretarias Portal do Servidor Acessar Email Nota Fiscal Eletrônica

VÍDEOS

Capacitação da Guarda Municipal Municipal de Jaguaquara

Veja mais
Final do corpo do documento e conteúdo da página
  • Praça J J Seabra, 172, Jaguaquara - BA, 45345-000 | TEL.: (73) 3534-9550
    Desenvolvido por WD VIRTUAL