Prefeitura Municipal de Jaguaquara

  


Fique por Dentro

1 º Mutirão contra o Aedes Aegypti

A Vigilância à Saúde e a Unidade de Saúde da Família Taciano di Paula promoveu o 1 º Mutirão contra o Aedes Aegypti. Esse evento aconteceu no Distrito Stella Câmara Dubois, com apoio da Equipe de Saúde, dos Agentes Comunitários/ Agentes de Endemias, e do Grupo de Educação Popular em Saúde. 
Atenção: O combate a esse mosquito é de suma importância; pois ele é o transmissor de várias doenças como: DENGUE, FEBRE AMARELA, CHIKUNGUNYA e ZIKA VÍRUS. Então, nós como cidadãos, temos que fazer a nossa parte e nos conscientizar para: 
• não jogar lixo nas ruas, 
• não deixar entulhos espalhados em suas residências e lotes baldios, 
• não jogar entulhos em vias públicas e evitar deixar água parada, 
• tampar os tonéis e caixas d’agua, 
• manter as calhas sempre limpas, 
• deixar garrafas e outros recipientes sempre virados em direção a terra, 
• manter a lixeira bem fechada.

Prefeitura Municipal de Jaguaquara trabalhando mais por Você

Entrevista Radio Povo

Em entrevista à RadioPovo Jaguaquara Prefeito Juliano esclarece assunto referente à municipalização do Virgílio Pereira de Almeida.

ESCLARECIMENTOS SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO DA ESCOLA VIRGÍIO PEREIRA DE ALMEIDA

Diante da situação criada, nos últimos dias, referente à Municipalização do Colégio Virgílio Pereira de Almeida, a Prefeitura Municipal de Jaguaquara vem a público esclarecer algumas falácias que tem sido propagadas.

1. Foi feito às escondidas e às pressas.

– Não procede, pois todos sabem que de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, em regime de colaboração, União, Estados e Municípios são respectivamente responsáveis por:

• Ensino Fundamental – Município
• Ensino Médio – Estado
• Ensino Superior – União

É de conhecimento também, principalmente a atual direção da escola, que há muito tempo a municipalização já está na pauta da Secretaria do Estado. O que fizemos foi comunicar oficialmente que o município tinha interesse.

2. A municipalização do Virgílio Pereira de Almeida vai acarretar em gastos que agravará a situação financeira do município .

_O convênio de municipalização deve garantir que durante o primeiro ano o Estado repassará ao município todos os recursos federais referentes ao número de alunos matriculados no ano anterior, já que os mesmos foram informados no censo da rede estadual. E mais, não assinaremos nenhum documento, antes que a nossa equipe jurídica analise todas as cláusulas.

3. O município está fechando escolas e quer tomar a do Estado.

– Primeiro, o município não quer tomar nada, é o Estado que vem há anos municipalizando gradativamente o Ensino Fundamental a fim de concentrar esforços no Ensino Médio. E o mais importante é esclarecer que não fechamos escolas deliberadamente. O que ocorre é que tivemos coragem e competência para reorganizar os alunos matriculados no município, pois não há lógica que o município tenha prédios vazios e ao mesmo tempo alugue espaços.

4. O Ensino Médio dos Anexos aumentará em demasia o trabalho e responsabilidade do Pio XII.

_É importante esclarecer que na prática é o município que vem tomando conta dos anexos. Com exceção dos professores do REDA, que há pouco tempo estão lotados no anexo, foi sempre o município que liderou, através da direção da Escola Monteiro Lobato, da Itiúba o Ensino Médio do Anexo. É o município que mantem a limpeza das salas, que funcionam em prédio municipal. São os funcionários do município que preparam a merenda. Os anexos até o ano de 2012 pertenciam ao Pio XII, se tiver que retornar, não será problema.
Não existe nenhum representante legal da Rede Estadual de Ensino participando dos atos administrativos na unidade em que fica situada os anexos... Ou seja já mantidos pelo município.

5. A municipalização do Virgílio Pereira de Almeida acarretará na queda da qualidade da educação ofertada.

_Este discurso é um desrespeito aos professores da rede municipal. Profissionais capacitados, qualificados e comprometidos com o processo educativo. As escolas municipais tem melhorado gradativamente e em sua maioria tem apresentado elevação significativa dos indicadores de avaliação externa como Prova Brasil e IDEB. Sem contar que as escolas municipais tem acompanhamento mais próximo da Secretaria. Todas as escolas municipais contam com coordenador pedagógico e existe uma maior observação no cumprimento de horários de todos os funcionários, independente do cargo que ocupe.

E mais, com a municipalização favorecerá ao maior empenho do Estado no Ensino Médio.

Assim, sendo o Prefeito Municipal se coloca a disposição dos cidadãos para esclarecer qualquer dúvida e reafirma o seu compromisso de honrar com a confiança que o povo lhe outorgou.

Mais Segurança

O prefeito Juliano recebeu em sua residência hoje pela manhã o Major Fábio Rodrigo Melo da Companhia Independente de Policiamento Especializado. 

As parcerias para que a Companhia possa dar apoio à cidade se iniciarão. 
O Município cederá um imóvel que servirá como ponto de apoio para a equipe. 

"Primamos por segurança. Já contamos com o apoio da equipe da Polícia Militar que vem desempenhando um ótimo trabalho em nossa cidade e estamos muito contentes por firmar mais essa parceria. " Comenta Juliano. 

Parcerias que dão certo promovem o desenvolvimento de nosso Municpio.

Entrega de Exames realizados no ultimo Mutirão de Rastreamento do câncer de mama.

Equipe da Secretaria de Saúde realiza encontro para a entrega de Exames realizados no ultimo Mutirão de Rastreamente do câncer de mama.

A equipe do CAPS Jaguaquara participou de um encontro realizado na cidade de Jequié

A equipe do CAPS Jaguaquara participou de um encontro realizado na cidade de Jequié. O I primeiro Encontro Construindo a Rede de Atenção Psicossocial. Voltado para médicos do programa Saúde da Família, Psiquiatras da Rede Sus, Apoiadoras Institucionais , Coordenadores das Unidades Básicas de Saúde e Enfermeiras do Programa de Saúde Mental.
A capacitação é essencial para transformar a saúde pública de nosso município.

« Anterior 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33  34  35  [36]  37  38  39  40  41  42  43  44  45  46  47  48  49  50  51  52  53  54  55  56 Próximo »

Serviços Online Serviços Transparência Diário Oficial Secretarias Portal do Servidor Acessar Email Nota Fiscal Eletrônica

VÍDEOS

Capacitação da Guarda Municipal Municipal de Jaguaquara

Veja mais
Final do corpo do documento e conteúdo da página
  • Praça J J Seabra, 172, Jaguaquara - BA, 45345-000 | TEL.: (73) 3534-9550
    Desenvolvido por WD VIRTUAL