Dia 10 de abril de 2020 a Secretaria de Saúde notificou o primeiro caso positivo de Covid no município. 30 dias após, dia 08 de maio a equipe do comitê criado para acompanhar os casos suspeitos já havia registrado o acompanhamento de 422 pessoas com 06 casos confirmados.

Um mês depois, dia 10 de Junho, o município registrou o quinquagésimo caso. Entre 10 de abril e 10 de junho a gestão procurou direcionar ações baseadas nas diretrizes pré-estabelecidas pelos ministérios de saúde do estado e da nação para estimular as práticas de proteção para a população.

Com as muitas mudanças no cenário nacional e com a instabilidade das orientações conflitantes entre ministério da saúde e presidencia do país, o município resolveu junto ao Ministerio Público e Poder Judiciário, em comum acordo com as cidades integrantes da comarca de JAGUAQUARA e algumas outras convidadas do Vale do Jiquiriçá, direcionar por meio de decretos ações de prevenção e enfrentamento ao Covid-19.

Foram providenciadas Barreiras Sanitárias na sede e no distrito, decretado o uso obrigatório de máscara, estimulado o distanciamento social, instaurado o toque de recolher e estabelecido o funcionamento rotatório do comércio local, dentre outros.

Ações conjuntas possibilitaram que o número de casos não aumentasse em grandes proporções levando em consideração o número de habitantes do município.

A gestão procurou tomar decisões que influenciaram de maneira positiva para estabilidade do número de casos nesse período inicial de Pandemia enfrentado pela população.

Contar com o apoio da população foi e continua sendo de fundamental importância, principalmente durante os ultimos dias em que durante um período de 20 dias, os casos saltaram de 50 para 223, mesmo com medidas de prevenção sendo estimuladas.

Conciliar a defesa da saúde com a proteção da economia local tem sido o grande desafio para os gestores de todo o país. Haverá perdas, mais cedo ou mais tarde para essas duas áreas tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade alto sustentável.

Contamos com a conscientização da população e conclamamos a todos para continuarem mantendo-se despertos e buscarem dia após dia a proteção individual e coletiva.

O município encontra-se com 124 casos ativos e 99 recuperados, o que nos garante uma posso ela zona de conforto.

O trabalho continua! Continuem também se protegendo!

Compartilhe: