Aconteceu na manhã de hoje (10), na Biblioteca Municipal Dr. Alyrio Almeida, uma reunião com a Sra. Rita Ventura, Presidente da ABAM - Associação Nacional das Baianas de Acarajé.
O encontro contou com a presença da Sra. Núbia Louzado, Secretária de Cultura Esporte e Lazer do Município de Jaguaquara e demais membros da Secretaria, da VISA - Vigilância Sanitária Municipal, do Presidente da Câmara Sr. Rosenildo Piropo, do Núcleo da ABAM local(Diaracy), da Diretora da Biblioteca Municipal(Mara), da Dirigente de Cultura da cidade de Itiruçu(Gilvania), da Representante da Diretoria de Cultura de Cravolândia(Malena), da Dirigente de Cultura de Itaquara(Débora) e do Representante de Matrizes Africanas de Santa Inês(Marcos). Presente ainda os representantes das Baianas de Acarajé de Jaguaquara e de municípios vizinhos. O intuito do encontro foi dialogar sobre o Projeto Inédito de Salvaguarda do Ofício das Baianas de Acarajé, intitulado: Histórias, Memórias e Acervos do Memorial das Baianas de Acarajé, que tem como objetivo a reflexão sobre a preservação do ofício, seus saberes e fazeres como Patrimônio Cultural Imaterial, abrangendo as múltiplas linguagens culturais, respeitando todos os protocolos de segurança determinado pelos órgãos competentes. O curso que terá início dia primeiro de março e vai até o dia 19 do mesmo mês, com duração de quatro horas diárias, em formato híbrido(on-line e presencial) trará temas importantes como: Turismo, Patrimônio, Gênero, Violência contra a mulher, Prática de Cozinha, Gestão de Alimentos, Matemática Básica, Precificação, Empreendedorismo, etc.
Ao final do curso será ofertado para as baianas que cumprirem a carga horária, um belíssimo tabuleiro.
As Baianas de Acarajé interessadas em participar do curso deverão procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para maiores informações e direcionamento adequado.