Regime Colaborativo: Estado e Município unidos para garantir a oferta de Ensino Médio nas Escolas da Zona Rural
A secretária de educação, Juliana Santiago, juntamente com o diretor do Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, Antonio Filho, e o engenheiro, Igor do Couto, visitou as escolas da zona rural. A Escola Monteiro Lobato, situada no povoado da Itiúba e a Escola Rural de Ipiúna, situada no distrito do Baixão de Ipiúna.
Com o objetivo de buscar ações para solucionar questões apresentadas pelos diretores das unidades, no tocante a oferta do Ensino Médio em regime de colaboração com o Estado e situação da infraestrutura escolar, comenta:
“A intenção é garantir o fortalecimento desta colaboração entre escolas estaduais e municipais, em defesa da educação pública e da qualidade da aprendizagem em todas as esferas”.
Ressaltou ainda a importância da união de forças para o avanço da educação no município, sobretudo nesse período de ensino remoto.
Por muito tempo, os alunos da região do Baixão e da Itiúba necessitavam se deslocar da zona rural para a sede para poderem cursar o ensino médio, enfrentando várias dificuldades logísticas que atrapalhavam o rendimento escolar. A partir da parceria firmada entre estado e município, o Ensino Médio passou a ser ofertado nessas localidades. Com o Estado assumindo o ensino, que é de sua competência, e o Município, em regime colaborativo, contribuindo ao disponibilizar o espaço físico e a infraestrutura, uma vez que o estado ainda não possui esses aparatos nessas regiões.
Uma ação conjunta entre estado e município que tem beneficiado o desenvolvimento dos alunos e da própria comunidade. E para que continue avançando, é necessário manter o acompanhamento de perto por parte dos gestores, para que conheçam melhor as demandas das escolas e traçam, a partir de muito diálogo entre as lideranças, as estratégias necessárias para as melhorias da educação nessas localidades.