A Prefeitura Municipal de Jaguaquara-BA, através da Controladoria Geral do Município, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), visando implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e que oferecem mais segurança para a tomada de decisões na Administração Pública.
Referido programa é uma iniciativa coordenada pela Rede de Controle Externo, formada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), dentre outras instituições.
Aderindo ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, o Município de Jaguaquara assume o compromisso de implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, Monitoramento e Transparência, sinalizadas pelo programa.
Para a realização e monitoramento deste serviço, há a disponibilização de uma plataforma de autosserviço online (E-Prevenção), onde após o diagnóstico inicial, é possível acessar Um Plano De Ação adequado as necessidades do Município.
Estão à frente deste programa em Jaguaquara, Judson Matos Lopes, Controlador Geral do Município, Juliana Santiago Ferreira, Articuladora Municipal do Programa PNPC, Dra. Mônica Pryscilla Oliveira de Moura Sandes, Procuradora Geral do Município e Dr. Claudir Colangeli de Oliveira, Assessor Jurídico.
O planejamento já foi iniciado e estaremos adotando ações e práticas para de atingir o NÍVEL AVANÇADO MUITO ALTO, com intuito de estender, aprimorar e implementar ações para uma melhor transparência e participação popular perante as ações e atos da Administração Pública Municipal de Jaguaquara.