Prefeita Edione Agostinone participa juntamente com Secretário de Agricultura, Eliomar da Paixão Lima e Controlador do Município Sr. Judson Matos, de uma reunião com representantes da Empresa Brasileira BNPETRO, que aposta na transformação do passivo ambiental em ativo financeiro transformando toneladas de lixo gerado em três subprodutos: petróleo sintético, gás sintético e o coque siderúrgico.
Segundo o presidente da BNPETRO a iniciativa pode ser um grande trunfo do país para sair da atual crise causada pela pandemia além dos elevados preços dos combustíveis. “Nossa tecnologia pode transformar o Brasil em um exportador desta commodity verde”, avalia Jonny Kurtz. A empresa está se reunindo com diferentes órgãos do governo federal em busca de apoio institucional e também busca opções de financiamento para a conclusão do desenvolvimento tecnológico.
Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá é uma das cidades que podem ser contempladas com a Usina para a transformação do lixo.
“A equipe já organizou o aterro sanitário e vem buscando alternativas para o tratamento dos resíduos sólidos bem como a geração de emprego e renda. Com tudo dentro das normas preestabelecidas aguardar a análise técnica da empresa com esperança de que teremos bons investimentos em breve, nos garante ainda mais força pra continuar avançado.” Cometa Edione.
A reunião aconteceu na cidade de Jiquiricá e contou com representantes de diversas cidades do território.
Aguardaremos novas informações.