A Secretária de Cultura Núbia Louzado recebeu a visita da Senhora Diaracy Sena Piropo, representante do Núcleo da ABAM - Associação Nacional de Baianas de Acarajé do Município de Jaguaquara e municípios vizinhos e juntas discutiram sobre a realização de um curso aqui no município para as BAIANAS DE ACARAJÉ.
O curso terá duração de 20 dias. Em breve divulgaremos data e local confirmados. O curso contará com a presença da Senhora Rita Maria Ventura, Presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé.
“O acarajé, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial é também um bem cultural na nossa cidade que vem ganhando forças nos espaços públicos como ruas, feiras livres, festas de largo e outras celebrações culturais realizadas em Jaguaquara e em conversa ao telefone com a nossa Prefeita Edione, ela pediu que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer não deixasse de forma alguma de abraçar essa causa e contribuir para o crescimento dessas grandes profissionais que são as nossas baianas do acarajé, colaborando de forma significativa para melhorias na produção desse prato típico que é a grande paixão do povo baiano.” Afirma Núbia Louzado.
Quem completar o curso, além do certificado receberá de brinde um lindo tabuleiro e um porta panela para a produção do acarajé.
“Estamos ansiosas pela vinda de Rita Ventura e claro aguardando a confirmação da data da sua chegada para fazermos no primeiro momento uma grande movimento cultural com as nossas baianas do acarajé de Jaguaquara e claro com a presença também dos municípios vizinhos e sei que esse encontro será histórico para a nossa cidade.” Diaracy Piropo