A Prefeitura Municipal de Jaguaquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem a
honra de apresentar à população jaguaquarense o Serviço de Atendimento Domiciliar,
por meio do programa Melhor em Casa e Equipe Multiprofissional, composta por
profissionais da saúde.
O programa Melhor em Casa representa um avanço para a
gestão de todo o sistema público de saúde.
Mas o que é o Melhor em Casa e qual a importância desse programa?
Melhor em Casa é um programa do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais, que tem como objetivo ofertar Atenção Domiciliar (AD) por
meio das equipes multiprofissionais - Equipes multiprofissionais de atenção domiciliar EMAD - Equipe multiprofissionais de Apoio EMAP.
O foco do programa é a desospitalização, permitindo que usuários internados continuem o tratamento em casa, de forma abrangente e responsável, abreviando o tempo de internação.
Essa modalidade de atenção domiciliar está caracterizada para ofertar um conjunto de ações e promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação dos munícipes jaguaquarenses.
Por ser um serviço indicado para pessoas que apresentam patologias temporárias/ crônicas ou ainda para aqueles pacientes que a atenção domiciliar é a mais indicada, o
serviço visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da família, garantindo
assistência integral e mais humanizada.
Poder contribuir com os cuidados necessários e promover a autonomia dos nossos
pacientes, melhorando assim a sua qualidade de vida, é um dos pilares fundamentais do programa.
Além da Humanização e do cuidado, do maior conforto aos usuários e familiares, minimizamos os riscos de infecções hospitalares, otimizando assim os nossos recursos.
Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados com a adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.