A visita domiciliar representa uma atividade fundamental conduzida pela Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Jaguaquara, BA. É uma estratégia crucial para cuidado e vigilância em saúde, centrada na promoção e prevenção de doenças e agravos.
Nos dias 27 e 28 de maio, mais uma ação importante foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Melhor em Casa (PMeC) e o Serviço de Saúde Bucal municipal. Esta ação marca o inicio de um novo protocolo de Atenção Domiciliar em Saúde Bucal para pacientes restrito ao lar em nosso território.
O objetivo é assegurar aos pacientes assistidos pelo PMeC o acesso integral à saúde, incluindo a saúde bucal. A manutenção da saúde oral desses pacientes é de extrema importância, considerando que problemas e infecções na boca podem desencadear diversas doenças sistêmicas.
A ação visa realizar avaliações de risco, diagnósticos, educação em saúde permanente, encaminhamentos para tratamento e, quando necessário, assistência odontológica para os usuários com restrição ao lar. Ao termino desta iniciativa, foram distribuídos Kits odontológicos aos pacientes visitados, contribuindo assim para sua saúde bucal e bem-estar geral.
É a Atenção Básica em ação, promovendo saúde para quem mais precisa!